Fake News

As Fake News sempre estiveram presentes ao longo da história da humanidade, o que mudou foi o meio para divulgações e o potencial de persuasão que o material falso adquiriu nos últimos anos.

O termo Fake News, ganhou destaque mundialmente em 2016 com a campanha eleitoral nos Estados Unidos. Os eleitores de Donald Trump compartilhavam conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton, de forma intensa.

Fake News, são informações inverídicas divulgadas e compartilhadas como se fossem reais e verdadeiras. Essas notícias, quando são divulgadas, especialmente em redes sociais, alcançam um número enorme de pessoas que propagam com uma celeridade absurda, causando muitos prejuízos.

As notícias falsas apelam para o emocional, levando a pessoa a se interessar, na maioria das vezes sem confirmar se é verdadeira ou falsa, apenas acreditam.

Normalmente, o objetivo das Fake News, é criar polêmica em torno de uma situação ou de uma pessoa, falando mal e distorcendo a imagem do outro, ou seja, prejudicando de algum modo.

Para identificar, são necessários alguns cuidados: ler todo o conteúdo da notícia; verificar a origem da informação que está lendo; conferir os autores, se são de credibilidade; pesquisar em outras fontes; conferir a data da publicação e ter senso crítico para avaliar. Portanto, quando alguém recebe uma notícia, não deve confiar na primeira fonte. Antes de divulgar, é necessário certificar-se da veracidade desta informação.

Observa-se que hoje, a produção e a divulgação de Fake News, constituem um verdadeiro mercado, com poder político e econômico por trás.  É um universo alimentado por pessoas, muitas vezes, de grande influência de opinião que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo. São profissionais de marketing, publicitários e profissionais da área de tecnologia. Essas equipes compram ilegalmente os endereços de e-mails e números de telefones celulares para colocarem as notícias falsas.

Nas redes sociais são criados perfis falsos com fotos, dados pessoais e publicações, interações diárias para dar veracidade ao conteúdo. Esses perfis falsos, começam a espalhar notícias falsas, incentivam seus contatos a fazerem o mesmo. Os sites que contêm as Fake News, fazem parte da estratégia dessas equipes especializadas nesse serviço. Para evitar que sejam descobertos, mudam os endereços eletrônicos constantemente. Assim, eles tentam dificultar o rastreamento e a localização. Outra estratégia, é mesclar notícias falsas com verdadeiras.

 

Valdenice Guimarães – Psicóloga Analista do Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *