Desemprego e suas consequências

Para o ser humano, o trabalho é uma fonte de renda que sustenta e supre suas necessidades básicas de sobrevivência e da sua prole. Além disso, o indivíduo tende a se sentir útil, produtivo e valorizado. O trabalho exerce um efeito protetor sobre a saúde, tanto a física quanto a psíquica.

Na sociedade atual, que hipervaloriza o indivíduo e a capacidade de acumulação de bens materiais, o desemprego é sem dúvida um dos maiores medos sociais.

Diante de uma crise econômica, social, política, de saúde pública, a população teme pela sua seguridade no emprego, o que desencadeia muito sofrimento e desalento.

O desemprego afeta milhões de pessoas pelo mundo, seja qual for o grau de desenvolvimento de um país. No entanto, o número maior de desempregados está em países subdesenvolvidos.

Segundo o IBGE, o desemprego no Brasil atinge recordes alarmantes e preocupantes. O Banco Mundial aponta crescimento da pobreza e da desigualdade social no Brasil.

A crise econômica interfere diretamente no cotidiano das pessoas de modo adoecedor. Por conta disso, alguns distúrbios atingem a população diante de uma crise nesse nível.

Desemprego gera estresse; insegurança; ansiedade; desamparo; desesperança e as taxas de suicídio aumentam nos períodos de crise econômica.

Há maneiras de se proteger diante de uma economia fragilizada?

A história nos mostra que em grandes períodos de crise, as soluções são encontradas para reerguer uma nação. Porém, há uma questão muito importante. Precisamos mudar o perfil da nação, voltada ao empreendedorismo e à qualificação de mão de obra.

Quando a crise está instalada, se a pessoa não for criativa, não for empreendedora, ela terá muita dificuldade em sobreviver.

O que é empreender?

Empreendedorismo é a capacidade e disposição para idealizar, desenvolver e gerenciar um negócio a fim de obter lucro. Estamos falando do indivíduo enxergar oportunidades e investir tempo e recursos financeiros em um produto ou serviço que ofereça uma solução para um problema ou uma necessidade do mercado.

A solução do país diante da crise e do desemprego é o empreendedorismo, porque não existe a ideia do governo dá emprego para todos.

O empreendedorismo sendo estimulado é uma ótima oportunidade das pessoas se qualificarem e se desenvolverem mais. Com isso, temos a chance de colocar no campo profissional, pessoas capacitadas e qualificadas. Pois, sabemos que o mercado de trabalho é muito competitivo, sempre em busca dos melhores.

Avaliar propostas eleitorais que atendam às necessidades básicas da população, entre elas o emprego, é prioridade.

 

Valdenice Guimarães – Psicóloga Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *