Comportamento de Liderança

Para falar de liderança, é necessário descrever o que é equipe. Entendemos equipe como um grupo de indivíduos que trabalham em conjunto com o objetivo de atingirem as metas planejadas.

O líder se destaca por ter um comportamento de gerenciar pessoas com eficiência e dinamismo. Neste sentido, liderança é a habilidade de comandar e motivar as pessoas de maneira positiva, influenciando e conduzindo a equipe de maneira assertiva e harmoniosa.

O indivíduo que exerce a liderança, conduz o grupo à participar do processo de planejamento, decisão e execução, com proatividade e respeitoso. Diante dessa premissa, destacaremos três tipo de líderes: autocrático, democrático e liberal.

O líder autocrático, se comporta de maneira impositiva e dominadora. Sempre que pode, transfere a responsabilidade dos insucessos aos funcionários. Para esse tipo de líder, os melhores funcionários são os que obedecem sem emitirem questionamentos. Seus comandados costumam obedecer às suas ordens, mas não por tê-lo como autoridade, mas por medo ou receio de alguma perseguição. Já o líder democrático, é alguém que se preocupa com a eficiência do grupo; valoriza o empenho individual; incentiva a equipe a exprimir suas ideias e opiniões; não foge dos conflitos e problemas; encoraja a tomada de decisão em conjunto e a definição de metas da equipe; sempre procura explicar as políticas internas aos funcionários; permite liberdade na realização das tarefas desde que, os funcionários demonstrem capacidade para realizá-las; acredita e aposta na eficiência da equipe para conseguir aumentar a produtividade, a sociabilidade e a harmonia no ambiente de trabalho. A equipe costuma obedecer às ordens, por entender que esse tipo de líder é autoridade. Por fim, o líder liberal costuma ser conceituado como alguém que não interfere muito na execução das tarefas dos seus comandados, tende a permitir que o grupo decida o que fazer com uma liberdade maior. Esse estilo de liderança é permissiva, corre o risco de não ter controle nem autoridade suficiente sobre as ações dos funcionários e pode trazer sérios prejuízos, por não ter uma disciplina nem um planejamento bem definido.

Algumas qualidades são importantes em alguém que exerce a liderança, seja em âmbito profissional ou familiar: saber falar e saber ouvir; ser firme sem necessitar ferir ou constranger o outro; ter bom senso e autocontrole; autoconfiança; ser organizado e disciplinado; emitir o comportamento de assertividade e dar feedback aos seus comandados.

No comportamento de assertividade, o líder fala das necessidades da equipe sem ferir nem ser hostil. Consegue conciliar conflitos com segurança e firmeza, pois tem habilidade em persuadir e negociar os interesses do bem comum.

O líder assertivo, utiliza do feedback, como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do grupo, o crescimento individual das pessoas, motivando, elogiando e valorizando as atitudes proativas da equipe.

Para uma instituição funcionar com sucesso, o líder precisa criar uma harmonia real e equilibrada, além de deixar claro quem está no comando.

 

Valdenice Guimarães – Psicóloga Analista Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *