MTC realiza encontro para debater impactos ambientais na agricultura familiar em Alagoas

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC) realiza o 4º Encontro Estadual do MTC Brasil, em Arapiraca, nos dias 20, 21 e 22 de junho. A proposta é refletir sobre ações que estão provocando impactos ambientais, a conjuntura do agronegócio e do hidronegócio, além de discutir linhas prioritárias de organização interna do MTC para continuar na jornada em busca dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras do campo.

De acordo com Adriano Ferreira, coordenador nacional do MTC, são esperados 100 camponeses e camponesas no Encontro. O MTC surgiu há 18 anos, em Igaci, interior de Alagoas. Atualmente o Movimento tem representatividade consolidada em 11 estados brasileiros.

“A caatinga está sendo devastada pela pecuária extensiva, por exemplo. Além do impacto ambiental, também provoca impacto na vida das famílias que sobrevivem da agricultura e da pecuária na região. Em outras regiões também estão acontecendo ações de degradação do meio ambiente. Vamos trazer à tona para que possamos ter a realidade de cada região e seguir em busca de saídas”, disse Adriano.

A abertura do encontro vai acontecer nesta terça-feira (20 de junho) no Polo Agroalimentar na estrada de acesso à Vila Bananeira, a partir das 18h.

Na quarta, pela manhã, o MTC vai promover um ato cultural e político para mostrar que camponesas e camponeses existem e resistem diante das dificuldades. O ato vai acontecer no Espaço I9, em Furnas. A expectativa é que mais de 150 pessoas participem do evento.

“Garantir os direitos debatendo a agricultura camponesa, de subsistência e produção de alimentos saudáveis. A disposição é mostrar para a sociedade que a atividade agrícola é responsável pela alimentação da população em geral e que este setor da economia precisa de mais atenção e de mais investimentos para continuar produzindo e vivendo na roça”. Explicou Adriano Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *